Foto: Beto Albert (Diário)
A Casa de Cultura vai ser revitalizada. O anúncio foi feito durante cerimônia de entrega da Praça Saldanha Marinho, nesta sexta-feira (5). A obra deve iniciar daqui há um mês, início de agosto. A previsão é que seja concluída em 360 dias, no segundo semestre de 2025.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O contrato de restauro foi assinado com a empresa Arquium Construções e Restauro, de Porto Alegre. A obra custará mais de R$ 6 milhões, e o recurso sairá da prefeitura. Sera revitalizada uma área superior a mais de 1 mil metros quadrados, distribuídos em 4 pavimentos, localizada na esquina da Praça Saldanha Marinho.
A secretária interina do setor de Administração e Gestão de Pessoas, Jose Aline Walter, detalha:
– É uma revitalização de todo o prédio da Casa da Cultura. Um avanço extremamente significativo que complementa todo o esforço do executivo e restaurar a parte histórica do município. Buscamos uma empresa renomada, conhecida dos institutos de preservação ao patrimônio histórico.
O prédio foi interditado em dezembro de 2015 pela Defesa Civil. Havia rachaduras na estrutura, o que impossibilitou que a Casa de Cultura continuasse a funcionar. Ela já chegou a ser sede da TV OVO e da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet).
Hoje, o prédio faz parte do projeto do Distrito Criativo Centro-Gare. E, após quase 10 anos, terá uma intervenção. O coordenador do projeto, o vice-prefeito Rodrigo Décimo, explica:
– No início de 2021, nós começamos a preparar para o lançamento em 2022. Neste período, procuramos identificar os problemas que deviam ser enfrentados. Hoje, estamos avançando com a entrega da praça e assinatura de Revitalização da Casa de Cultura.
Leia mais
- Publicitária santa-mariense cria desafio para alavancar marcas gaúchas afetadas pelas enchentes
- Projeto da UFSM mapeia curandeiras, benzedeiras e rezadeiras em Santa Maria